Expotudo 2012: show de Jorge Mautner encanta comunidade acadêmica da UNEB

Henrique Soares
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Portal da UNEB



galeria_teatro3
Estudantes da oficina de teatro do Nart apresentaram peça Viva Suassuna. Fotos: Juliana Juliana/Ascom
Uma plateia curiosa aguardava com ansiedade a abertura das cortinas do Teatro UNEB na noite de ontem (4), no Campus I da universidade, em Salvador. Era a primeira vez que o show Maracatu Atômico Kaosnavial iria ser apresentado na capital baiana.
Corpo_Jorge_Mautner3
Cantor e compositor Jorge Mautner: "Estar na Bahia, com vocês da UNEB, é emocionante"
Quando o cantor e compositor Jorge Mautner apareceu no palco, trazendo o grupo Maracatu Estrela de Ouro, um teatro lotado aplaudiu em êxtase.
“Estar na Bahia, com vocês da UNEB, é emocionante. Um grande presente para mim, pois este é um estado que tem amor no coração. Aqui começou o Brasil, que é um grande amálgama cultural”, disse Mautner.
“Soube desse evento por meio do site da universidade e queria muito conhecer o maracatu, que só via pela TV. Além disso, estar diante de Jorge Mautner, um músico reconhecido nacionalmente, é muito bom”, comemorou o estudante de relações públicas do Campus I da UNEB Mateus Gonçalves, que assistiu ao espetáculo com a colega de sala Elisane Alves.
O show teve ainda a participação do cantor Zé Duda, que ao cantar os versos “No toque do meu apito só não dança quem não quer” animou Maria Selma Santos, 52 anos, discente da oficina de dança do Núcleo de Arte (Nart) da Proex.
“Já sou avó, mas essa alegria mora em mim. A oficina foi meu primeiro contato com esta universidade. E estou gostando muito”, disse Maria Selma, sob o olhar da orgulhosa professora Aline Rosas.
Corpo_Mateus_Gonçalves
Estudante Mateus Gonçalves: "Queria muito conhecer o maracatu, que só via pela TV"

Prestação de contas à sociedade

O Show fez parte da programação do espetáculo artístico e cultural Expotudo 2012, que integra as atividades do projeto de extensão Sertão Mar, do Núcleo de Arte (Nart) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da instituição.
Para a vice-reitora da UNEB e pró-reitora Adriana Marmori (Proex), o Expotudo é uma prestação de contas à sociedade: “Essa é uma ação extensionista de grande relevância para a comunidade local. Com o espetáculo nossa universidade confirma o compromisso de viabilizar projetos que dialoguem com o público externo”.
Já para Isa Trigo, coordenadora do Nart, por ser gratuito o evento proporcionou uma oportunidade única para o público externo.
“A Expotudo mostra que temos uma enorme demanda por cultura. É apenas o começo de uma série de atividades que queremos realizar na UNEB”, sinalizou Isa.
Corpo_Adriana_Marmori2
Vice-reitora Adriana Marmori: Expotudo é uma prestação de contas à sociedade

Apresentações de samba, teatro e filme

Mas a noite não foi reservada só ao maracatu. Teve espaço ainda para o samba produzido pelos Filhos do Asipá, que em uma de suas músicas homenagearam as marisqueiras de Cabuçu.
E também teve espaço para peças teatrais. Onze estudantes da oficina de teatro do Nart arrancaram risos do público com a peça Viva Suassuna, que é dirigida por João Lima.
“Santo Antônio casa e São João batiza. Para entrar no céu é São Pedro quem autoriza”, cantaram os atores em meio aos aplausos da plateia.
Outro destaque da programação foi a exibição de um filme Maracatu Atômico Kaosnavial, que conta o encontro de Jorge Mautner com o maracatu pernambucano.

Galeria de fotos


0 comentários: